Criado em 1966 pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná, o Parque Estadual de Vila Velha é um sítio arqueológico que abriga 18km² de curiosas formações rochosas esculpidas pelo vento e pela chuva durante milhares de anos em arenitos do Grupo Itararé situado no município de Ponta Grossa. É composto por três sítios: os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada.
As Furnas são 3 crateras de paredes verticais erodidas no solo, cuja maior possui 100 metros de profundidade, estando metade coberta por água. São ligadas entre si a à Lagoa Dourada, que recebe esse nome pelo efeito da luz na água cristalina que reflete uma luz dourada de suas areias no pôr do sol.
Está inserido no bioma da Mata Atlântica e apresenta os domínios de Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucarias) e formações campestres. Abriga diversas espécies de aves e mamíferos, além de algumas espécies de répteis.
Como foi formada, eventos relevantes…
Durante os anos de 2002 e 2004 esteve em processo de revitalização e teve alguma de suas áreas recuperadas. Todos os passeios são feitos em trilhas de pedra e acompanhados por guias do parque. Os turistas são levados em ônibus do parque até os atrativos turísticos.
O parque conta com lanchonete, loja de souvenires e banheiros.